Como montar uma equipe campeã em restaurantes durante a crise
Um dos setores que continua atraindo público e gerando lucro mesmo nesse período de crise pelo qual o Brasil está passando é o alimentício. E isso acontece porque alimentação é algo que não há como abrir mão, não é mesmo? No entanto, para que um restaurante continue de pé e gerando receita, é preciso tomar alguns cuidados. Não basta simplesmente abrir as portas e oferecer um produto, é preciso encantar e fidelizar os clientes.
É preciso lembrar que por aí está cheio de empreendimentos bons como o seu, por isso é necessário passar por cima da concorrência. E uma das estratégias para fazer isso é por meio de uma equipe altamente eficiente. Ela será a sua aliada na hora de disparar na frente da concorrência! Ficou curioso e quer saber mais? Então confira agora mesmo algumas dicas para montar uma equipe campeã!
Não descuide da contratação
Pode parecer tentador contratar qualquer pessoa que se candidate à vaga de preencher a sua equipe pelo simples fato de aceitar salários baixos. Mas é aí que está o perigo. Tenha em mente que isso é o famoso “barato que pode sair muito caro”. Isso porque ter pessoas que não sejam qualificadas pode fazer decair a qualidade do atendimento do seu restaurante e, principalmente em tempos de crise, em que todo mundo está fazendo de tudo para continuar no mercado, esse pode ser um “tiro pela culatra”.
Não se esqueça de que as pessoas que frequentam o seu restaurante querem ser bem-tratadas e, para isso, é preciso ser rigoroso na hora de contratar um novo funcionário.
Treine os seus funcionários
Sejam eles os garçons, cozinheiros, ajudantes de limpeza etc. Todos os seus funcionários precisam estar bem-treinados para exercer suas funções com a qualidade que você espera, certo? E como em tempos de crise é complicado oferecer cursos profissionalizantes e tomar outras medidas que acabam saindo mais caras, que tal você mesmo treinar os seus colaboradores?
Outra possibilidade é colocar as pessoas mais antigas de casa para treinar os novatos. Como elas já conhecem bem o trabalho que deve ser feito e têm consciência da cultura do seu restaurante, será mais fácil transmitir tudo isso aos novos contratados sem gerar custo extra.
Realize reuniões semanais
Para ter uma equipe campeã, você não pode descuidar jamais. É preciso mostrar que, mesmo tendo inúmeras outras coisas para resolver, você está de olho e dando todo o suporte necessário para cada funcionário do seu restaurante. E uma das formas de mostrar isso, é realizando reuniões semanais. Elas podem ser feitas com toda a equipe de uma vez, abrindo espaço para que cada um dê suas sugestões e opiniões; ou individualmente, para acompanhar o desempenho de cada funcionário.
O importante aqui é se mostrar como referência e deixar claro que você está ali, participando, observando, ajudando e oferecendo apoio a toda a equipe.
Otimize o trabalho da equipe
Otimizar o trabalho da equipe é uma excelente maneira de deixar os funcionários mais satisfeitos, engajados e com mais tempo para desempenhar suas funções com qualidade. Investir, por exemplo, em cardápios eletrônicos pode parecer, em um primeiro momento, um gasto desnecessário, não é mesmo? Mas é ai que você se engana. Esse pode ser o diferencial que faltava para o seu empreendimento.
Além de otimizar o tempo e o trabalho dos seus colaboradores, essa tecnologia serve como um conforto a mais para os seus clientes. O resultado aparecerá em pouco tempo! Basta saber investir certo! Para saber mais sobre os cardápios eletrônicos clique aqui.
Montar uma equipe campeã durante a crise não é uma tarefa impossível! Pelo contrário: se você souber investir e realizar as escolhas certas, poderá usar esse momento difícil para alavancar o seu negócio! Você também tem alguma dica interessante para compartilhar? Deixe o seu comentário!
Fonte: Goomer