Dicas para você dá os primeiros passos na abertura de um restaurante!
Você tem habilidades no ramo da culinária e está cogitando a possibilidade de abrir um restaurante? Esta é uma ótima opção de negócio, visto que a área de alimentação é uma das mais lucrativas do mercado, podendo gerar bons rendimentos financeiros.
No entanto, é preciso ter em mente que existe uma grande diferença entre saber cozinhar e administrar uma empresa, para se dar bem com a abertura de um restaurante é necessário dominar estas duas coisas.
A administração de um negócio pode-se dizer que é 75% do seu destino final. Todo o processo de desenvolvimento da empresa será regido pela forma de administração que ela terá, inclusive, a própria preparação dos alimentos.
Para evitar eventuais transtornos ao decidir montar o seu próprio restaurante é recomendado elaborar um plano de negócios, que é uma ferramenta de fundamental importância para começar qualquer atividade, caracterizando-se por reunir todas as informações necessárias e os passos que devem ser colocados em prática para abrir a empresa e garantir que o seu funcionamento seja bem sucedido desde o início.
Normalmente, os planos de negócios possuem uma base parecida, mas em se tratando da abertura de um restaurante existem aspectos específicos que devem ser levados em consideração e estudados para que todos os detalhes sejam desenvolvidos da melhor forma possível, reduzindo as possibilidades de erros e aumentando as de acerto.
Monte Um Plano De Negócios Restaurante?
Você quer ser bem sucedido na abertura do seu restaurante desde o início? Para atingir este objetivo é necessário construir um plano de negócios para a sua empresa, elencando todos os passos que deverão ser seguidos para obter êxito neste processo. Acompanhe abaixo, dicas de como fazer plano de negócios restaurante:
1- Definição Do Público-Alvo Do Restaurante
Um restaurante trabalha com a fabricação e comercialização de comida, mas que tipo de comida? Ao construir o plano de negócios restaurante é de fundamental importância começar pela definição dos tipos de alimentos que serão elaborados e vendidos, a partir daí é possível determinar quem será o seu público-alvo.
Afinal de contas, se você fizer pratos mais sofisticados e caros, consequentemente, os seus consumidores serão as pessoas com um maior poder aquisitivo.
Ter no seu plano de negócio quem será o seu público-alvo é essencial para desenvolver as atividades, tendo maior probabilidade de acertar nos detalhes.
Por exemplo, sabendo as características dos seus consumidores pode-se definir como serão feitas a apresentação dos pratos, os serviços que serão oferecidos, além de como construir a ambientação do espaço em que eles serão servidos.
Além disso, quando você conhece a fundo o seu público-alvo é possível maximizar a efetivação das campanhas de divulgação, já que você saberá “onde” encontrar as pessoas que realmente lhe interessam.
Um exemplo clássico disso que podemos citar é a distinção entre faixas etárias. Os jovens tendem a se concentrar em redes sociais e navegando na internet, já as pessoas de mais idade tem o costume de ler jornais e ser acessadas através de propagandas mais físicas.
Já pensou em utilizar o twitter como ferramenta de divulgação? Essa é uma ótima forma de fazer propaganda para o público mais jovem e de forma bastante acessível, já que é realmente barato.
2- Plano De Negócios Restaurante Integra A Escolha Do Ponto Comercial
O seu restaurante será voltado para a classe popular, está instalado em um bairro nobre e com pouca movimentação? Esta estratégia poderá lhe causar prejuízos, pois dificilmente o seu público irá lotar o seu estabelecimento.
Por isso, é indicado estudar com riqueza de detalhes e posteriormente fazer a escolha do ponto para instalar o restaurante.
A seleção do local em que o restaurante será fixado deve ser feita de acordo com o seu público-alvo, ou seja, é preciso ir até onde ele está.
No caso de executar as suas atividades para as categorias mais populares, o ideal é que o negócio seja aberto em um ponto mais movimentado, em que haja o fluxo intenso de pessoas, permitindo que elas tenham fácil acesso aos seus serviços a qualquer momento.
Quando se trata de focar em um público de menor poder aquisitivo, fornecer uma comida com preço acessível e uma boa localização são os pontos chaves para atingir o sucesso.
Caso seu foco seja um público com poder aquisitivo maior, prezar pelo conforto e uma variedade de comida, com pratos diferenciados e um cozinheiro de renome, estão entre os fatores preponderantes.
3- Capital Para Abrir O Restaurante Deve Constar No Plano De Negócios
Para que um negócio dê certo não basta apenas ter uma boa ideia, pois também é necessário ter os meios para colocá-la em prática, que podem ser conseguidos através do dinheiro disponível para investir, empréstimos, financiamentos, abertura de sociedade, entre outras maneiras.
No plano de negócios restaurante você irá descrever as informações referentes ao capital que será utilizado para viabilizar a concretização de todas as atividades.
É importante que você seja realista quanto aos gastos, inclusive alocar um percentual de aproximadamente 20% a mais, com isso evitará problemas de ter de desistir da abertura da empresa por faltar recursos durante a implementação.
É bastante comum as pessoas não computarem todos os custos, até mesmo para que seja possível abrir o negócio, porém, acabam por sofrer graves prejuízos, muitas vezes perdendo o capital investido, justamente por reduzirem a patamares irreais os custos/gastos/investimento inicial.
Nesta etapa, tem-se que fazer um levantamento de todos os passos que serão necessários para promover a abertura do negócio como, por exemplo, a compra/aluguel do espaço físico, aquisição dos materiais e equipamentos para desenvolver as atividades, móveis, compra das matérias-primas e divulgação do serviço.
Através destas informações a empresa fica mais bem preparada para aplicar o dinheiro da forma correta.
4- Elenque No Plano De Negócios Restaurante Os Fornecedores
Os fornecedores são sempre peças fundamentais em um negócio, necessitando de cuidados ainda maiores quando se trata dos fornecedores de um restaurante, pois são produtos que serão consumidos pelos clientes, logo, se não estiverem em bom estado para consumo podem causar danos à saúde, gerando prejuízos.
Além disso, a quantidade de alimentos adquiridos em um restaurante é excessiva, com isso, buscar preços baixos e ao mesmo tempo alimentos de qualidade representa lucratividade, então tome cuidado com isso!
Sendo assim, o plano de negócios restaurante deve incluir uma pesquisa de quais são os fornecedores disponíveis no mercado, o que permite saber quais são os melhores e que praticam os preços mais adequados ao seu orçamento.
Para trabalhar com um restaurante você terá vários fornecedores, por isso é recomendado visitá-los para conhecer como produzem as matérias-primas, como são transportadas e qualidade que oferecem. Procure saber qual é a reputação dos fornecedores antes de fechar as suas parcerias.
5- Analise Os Gastos No Plano De Negócios Restaurante
Não basta apenas montar uma lista com todos os valores que serão necessários para montar o restaurante, você terá também de realizar uma análise dos gastos.
Primeiro averigue se todos os custos realmente são indispensáveis ou podem ser substituídos por outros mais baratos. Também é preciso verificar se todo o capital necessário está disponível e como será arrecadado.
Fazer uma projeção de lucros o mais real possível do que tende a conseguir e comparar com o investimento inicial + custos para manter o negócio é aconselhável, com isso descobrirá se é ou não vantajoso abrir o negócio.
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